Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI na 23ª Bienal: "500 Anos de Música Brasileira"

EDUFPI na 23ª Bienal: "500 Anos de Música Brasileira"

O livro "500 Anos de Música Brasileira", de autoria do maestro Emmanuel Coelho Maciel, lançado durante a 12ª edição do SALIPI, realizado no espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí, faz parte dos quatorze títulos enviados pela Editora da UFPI (EDUFPI) à 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento vai até este domingo (31).

Dono de um currículo vasto, Emmanuel Maciel representa um nome de destaque não só para a música piauiense, como também para o cenário nacional. O maestro foi responsável por implantar o curso de Música na UFPI, em 1977, e criar a Escola de Música de Teresina. Foi aluno da turma, no ano de 1958, do maestro Villa Lobos e se especializou em Educação Musical pelo antigo Conservatório Nacional de Canto Orfeônico do Rio de Janeiro (CNCO). Emmanuel também exerceu trabalhos em orquestras de Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Amazonas. O maestro foi o criador do atual Coral das 1000 vozes.

Segundo Emmanuel Maciel, participar da 23ª Bienal lhe deixa feliz: "Eu só tenho que agradecer esta oportunidade do meu livro ser divulgado nacionalmente, e isto me engrandece. No Brasil, são poucos trabalhos que fazem essa abordagem e geralmente aparecem em revistas com notícias esparsas. A obra é essencial para quem estuda música e aqui tem um traçado dos 500 anos de Brasil, desde a época de colonização com os jesuítas", destacou.

500 Anos de Música Brasileira

Lançado pela Editora da UFPI, o livro constrói uma linha do tempo, desde a chegada dos portugueses às terras que viriam a chamar de Brasil. Ao longo do texto, o maestro Emmanuel conta a atuação, na música, dos jesuítas na época de descobrimento, os trabalhos artísticos do imperador Pedro II, as contribuições do compositor de ópera Carlos Gomes e até mesmo o ex-governador piauiense Alberto Silva, que tocava piano. Nesse sentido, a obra constitui uma valiosa contribuição para quem deseja se aprofundar na história da arte musical.